sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"Gentileza gera gentileza"

Qdo eu voltei do Natal eu postei no FB: "Back from the jungle". Eu estava errada... Eu disse isso pq passo o Natal numa região que não tem sinal de celular, nem telefone fixo, nem internet! Totalmente offline do mundo.

Mas pq eu estava errada? Pq eu percebi que não há maior selva que o trânsito. É, o trânsito. Como pode ter tanta gente que não sabe dirigir, céus!!! Por isso resolvi deixar algumas dicas aqui. Vou falar apenas de rodovias, ou esse post vai parecer uma bíblia...

1º - Estradas com pista duplicada foram feitas para facilitar a ultrapassagem e diminuir o risco, evitando que se tenha que entrar na mão oposta para fazê-la. Por lei, a ultrapassagem deve ser realizada pela esquerda. Ou seja, a pista que TODOS devem permanecer quando não se está ultrapassando é a da DIREITA. Deu pra entender?! DI-REI-TA. A esquerda é SÓ para ultrapassagem.

2º - Muitos motoristas costumam ligar a seta da esquerda ou "dar farol" para mostrar pro carro da frente que quer ultrapassá-lo, já que ele está na pista da esquerda. Ok, está correto. Pode ser a pessoa q não entendeu a regra nº 1. ENTRETANTO, se o carro à sua frente está ultrapassando, não adianta ficar dando farol, com seta ligada, colado na bunda e quase encostando no guardirreio!!! Dois corpos NÃO ocupam o mesmo lugar no espaço, não aprendeu isso não?! Então, querido, aguarde. Quando a ultrapassagem ACABAR, o carro deve encostar para vc ultrapassá-lo.

3º - Ao terminar a ultrapassagem, por mais que tenha um louco que não entendeu a regra nº 2 na sua bunda, não encoste logo à frente o veículo que vc ultrapassou. Por mais que vc esteja numa velocidade maior que a dele, se vc encostar logo em seguida vc vai obrigá-lo a freiar. O mais indicado é passar um pouco e depois encostar. Dica: após ultrapassar, olhe para seu retrovisor traseiro e só encoste quando conseguir enxergar pelo menos a metade da frente do veículo que vc ultrapassou.

4º - Entendam: colar na bunda não faz o carro da frente andar mais rápido! Principalmente se for um caminhão. Direção defensiva é o que há! Vou dar dois motivos para que vc não faça mais isso. Primeiro que o veículo à sua frente pode freiar repentinamente e, por mais que vc pense que seus reflexos são melhores que o do superman, pode não dar tempo. Segundo: se for caminhão na sua frente e vc estiver grudado e ainda por cima colado no guardirreio, pode acontecer de um outro caminhão que está querendo entrar na faixa da esquerda não te veja escondido atrás desse caminhão e entre logo após. Resultado: vc amassado no guardirreio! Acreditem: não vale a pena.

5º - Acostamento, por mais incrível que pareça, serve para A.COS.TAR: verbo transitivo direto (...) que significa encostar. No caso ou por alguma emergência ou problema com seu veículo. Não é para trafegar, porra! Você que faz isso é um grande de um filho da puta. Pq só quem não tem mãe pra fazer um troço desses. Da próxima vez que vc pensar em fazer isso imagine o seguinte: vc sofreu um acidente na estrada e está lá agonizando à espera de socorro. O acidente foi tão feio que toda a rodovia está fechada. Aí, espertinhos como vc resolvem que vão pelo acostamento, até que chegam no local do seu acidente e são obrigados a parar tb. Com isso, TODOS os acessos ficam bloqueados. Ou seja, os carros oficiais (ambulância, polícia e bombeiros) vão ter que arrumar outro jeito de chegar para te socorrer, sacou?! Numa dessas pode não dar tempo de socorrer as vítimas... Seu filho da puta que anda em acostamento!

6º - Eu ia falar pra respeitar os limites de velocidade, mas desisti. É que cada um sabe o valor que tem sua vida e eu não tenho nada com isso. Vai que a pessoa está com pressa pq tem que tirar o pai da forca ou a mãe do puteiro, né?!

No mais, como diria o grande poeta das ruas cariocas: "gentileza gera gentileza". Isso vale para tudo, inclusive para o trânsito. Boa viagem!

2 comentários:

  1. uahuahauhauhauahuahuahauhauhauahuahuah.. Morte aos que andam no acostamento... aos que querem levar vantagem em cima das pessoas que fazem as coisas certas.. Ninguém tá parado no transito pq gosta, mas pq nao tem outra alternativa, carai!

    E ampliando.. morte tb aos que encostam do seu lado e passam na frente qdo estamos esperando pra entrar na rotatória!!!! Principalmente qdo tapam a sua visão! Ai que nao dá pra entrar na rotatória mesmo!!!!!

    A educação das pessoas a gente mede em todos os aspectos, inlusive no transito. É folgado no transito? é folgado na vida... MORTE TB!

    Hoje acordei totalitária!
    Bjos
    Peits

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Maravilha, alguém tem que tentar ensinar esses princípios básicos! Não é só ter uma carro, antes disso tem que ter educação!!! Mas o Anônimo disse uma coisa bem certa; "folgado no transito? é folgado na vida..." Temos no transito infelizmente o que temos em qualquer outro ambiente! Ta todo mundo "pirando"!
    Adoreiiiiii teu post!

    Beijãoooo

    ResponderExcluir

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!