quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Priceless

Eu faço aula de inglês. Estudando, li esse texto lindo!

Trata-se de George Graham Vest que foi um senador dos EUA de 1879 a 1903. Esse discurso foi de um período anterior de sua vida, quando ele advogava em uma pequena cidade dos EUA. Foi em um tribunal quando ele representava um homem que estava processando outro homem por matar seu cachorro. Vest ganhou o caso.

"Senhores jurados: o melhor amigo que um homem tem no mundo pode se virar contra ele e se tornar seu inimigo. Seu filho ou filha que ele criou com amor pode se mostrar ingrato. Aqueles que estão próximos e são queridos por nós, aqueles em quem confiamos podem se tornar traidores. O dinheiro que um homem tem, ele pode perder. Ele escorre das mãos, talvez quando mais se precisa. A reputação de um homem pode ser sacrificada num instante com uma ação impensada. As pessoas que estão a ajoelhar aos nossos pés quando o sucesso está conosco, podem ser os primeiros a nos jogar as pedras do mal quando o fracasso cai sobre nossas cabeças.

O único amigo absolutamente altruísta que um homem pode ter nesse mundo egoísta, o único que nunca o abandona, o único que nunca se prova ingrato ou traiçoeiro é seu cão. O cão de um homem está a seu lado na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde o inverno sopra o vento e a neve cai impetuosamente, só para estar perto de seu dono. Ele beijará a mão que não tem comida a lhe oferecer. Ele lamberá as feridas que o mundo traz. Ele guarda o sono de seu pobre dono como se ele fosse um príncipe. Quando todos os outros amigos o abandonam, ele permanece. Quando as riquezas se vão e a reputação cai por terra, ele é tão constante em seu amor quanto o sol em sua jornada pelos céus.

Se a fortuna se vai de seu dono, um desamparado no mundo, sem amigos e desabrigado, o fiel cão não pede mais privilégios do que o de acompanhá-lo, de o proteger do perigo, de brigar contra seus inimigos. E quando a última cena se apresenta, e a morte leva seu dono nos braços e seu corpo é deixado no chão frio, não importa que todos os seus amigos sigam seus caminhos, lá ao lado da sepultura seu nobre cão se encontrará, a cabeça entre as patas, os olhos tristes, mas em alerta observação, fiel e verdadeiro até na morte".

Choreeeeeei horrores... Só quem tem um animal sabe como é bom, sabe como é genuíno seu amor...
Aqui estão os meus:
Judy, a primeira, morreu com menos de 2 anos pq comeu veneno na rua em 2003.
Pintado, abandonado, adotou minha família! Essa foi a única vez que ele foi ao Pet Shop. Morreu de velho (2008).
Lua, achei na rua bebezinha, é caolha pq resolveu seguir meu pai qdo ele saiu de carro e um pedrinha voou e acertou bem no olhinho, tadinha. Ela está com 8 anos.
Nega, a mais nova integrante. Está com 1 ano e 7 meses. Linda!
Essa Golden, a Manu, é a melhor amiga da Nega! Tem 5 anos. Amo como se fosse minha. Elas brincam todo fim de semana.

Cachorro é tudo de bom, MESMO!

2 comentários:

  1. dog é realmente tudo de bom! só quem tem/teve sabe!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaahhhh.. que menção honrosa mais linda! Manu agradece e eu tb! A Nega tb é amada como se fosse minha.
    cachorro é tudo de bão mesmo.. desncessário ate tecer maiores considerações.. nao sei o que seria da minha vida sem minha "capivara" de estimação!
    Bjos, Ju!
    Peits!

    ResponderExcluir

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!