quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Errar é humano mesmo?

"Errar é humano" é o que todos dizem, mas quando acontece... é merda pra tudo quanto é lado! Outra coisa que as pessoas fazem muito é o pré-julgamento, está aí o tal "preconceito" que não me deixa mentir. Palavra que, de tão proferida, já está banalizando-se.

Bom, mas e quando o erro é fatal? Aí a coisa é ainda pior. Vejam o caso da menina que teve vaselina administrada via intra-venosa e veio a óbito. É uma história muito triste. Mas as pessoas que não são da área de saúde tendem a ter uma visão muito superficial da coisa. A pessoa que erra, no caso, já é tida como assassina de cara, sem direito a defesa!

Chocada com alguns comentários vistos por aí, resolvi colocar alguns aqui pra vcs verem como funciona.

"Acredito que se não houver mudanças no serviço público médico do país, muitas Estefanes vão morrer nas mãos de profissionais incapacitados, certo é que a punição para a autora desse crime seja cevera, para que isso jamais volte a acontecer." Sheila Gonçalves da Costa.
Fora o erro gramatical, olhem bem que essa pessoa já assume que há UM autor do crime e que a profissional é incapaz. Passemos para o próximo.

"Isso é culpa de quem não supervisionou a sua funcionária!!!" Anônimo
Já temos mais um culpado, mas UM só novamente.

"erros desse tipo é esses estudantes vagabundos que fazem universidade com papai rico ficam 5 anos na maior zoação e compram o certificado, depois na prática não sabem fazer nada" Anônimo
Esse nem foi à escola pelo visto e, mais uma vez, achou um culpado e ainda por cima generalizou a coisa.

"Com certeza o médico receitou uma medicação junto ao soro, a técnica em enfermagem esqueceu de aplicar e só percebeu quando a criança estava de alta. Correu ao balcão dos medicamentos e na pressa diluiu a medicação com vaselina e não com soro" Anônimo
Esse nem viu a reportagem, pois a criança teve 50ml de soro prescrito, não foi pra diluir nada. Fora que ela estava lá com toda essa certeza e descrição minuciosa dos fatos, né?

"As pessoas tem q se especializar naquilo q tem vocação, e não ter uma profissão pra so ganhar dinheiro... e sim q tudo q faça seja com amor e dedicação, sendo assim não vão deixar tantas famílias chorando a perda de ente querido" Lu
Aham, senta lá, Cláudia. Essa jura que amor sustenta uma casa.

Agora a pérola do dia: "sua vida depender de outras pessoas é uma situação MTO INDIGNANTE!" Anônimo
Querido, reclame com Deus a existência de médicos e morra NA SUA CASA sem importuná-los. Ah! e vá em paz.

Bom, vamos ao outro ponto de vista:

"os profissionais envolvidos devem ser punidos em respeito à família, a embalagem das medicações mostradas pela emprensa eram identicas, o profissional com treinamento correto de produtos de embalagem parecida dentro do hospital e o mesmo identificado corretamente e visivelmente pelo fabricante podem também ajudar a não haver esse tipo de erro. E avaliar as condições física, mental e de trabalho fornecidas pelo empregador" Line
Apesar de meio confuso, pelo menos foi mais justa. Pensou em várias possibilidades, além de não julgar ninguém.

"é isso aí, você está certa... Mas vamos pensar... enquanto estiver sendo administrado soro e medicamentos em frasco recicláveis (vidro) do tempo de D Pedro II e com etiquetas iguais da  mesma cor, isso vai acontecer com frequencia nas Santas Casas da vida. Os materiais devem ser descartáveis e com etiquetas legíveis e de cores diferentes. Para nenhuma louca da enfermagem fazer besteira e matar nossos familiares." Kátia Santos
Começou bem, mas cagou na saída. Pelo menos pensou em outras coisas, mas acusou a louca da enfermagem.

Agora chegou a minha vez. Já tive meu cabelo cortado errado, já fui cobrada por coisa que não comprei, já tive que ficar um dia inteiro à espera de um serviço que não veio. O que quero dizer é que vários profissionais já erraram comigo. A diferença é que esses erros não matam ninguém!

Acho, sim, que os culpados devem ser punidos por homicídio CULPOSO, sem intenção de matar. Mas daí a já chamar a pessoa que administrou a vaselina de louca assassina há uma grande diferença!

Normalmente quando uma coisa dessas acontece, é uma sucessão de erros. Nesse caso, de cara eu criticaria a embalagem dos produtos e local de armazenamento. Outra coisa que precisa ser avaliada é por quanto tempo essa pessoa está sem descanso. Mais uma é a política interna do hospital, pra saber com quantos profissionais eles contam. Pois nós sabemos que normalmente é no limite, o que esgota qualquer um.

Por fim, vocês conseguem imaginar o estrago que essa auxiliar de enfermagem causou na própria vida? Ela vive para ajudar os enfermos e mata alguém. Não podemos sair falando que ela é ou não competente. Isso tem que ser apurado e todos os culpados devem ser devidamente indiciados. Nada justifica a negligência de não ter lido o rótulo, mas há que se pensar mais a fundo nas coisas.

Quem nunca errou, que atire a primeira pedra.

6 comentários:

  1. não só pq eu sou profissional da saúde também, concordo - e muito - com seu ponto de vista, ju.
    vc esqueceu de comentar ainda, que a "louca assassina em massa de criancinhas indefesas" pode ser uma ótima profissonal, ponta firme que cobre o plantão dos colegas, dobra turno e faz horas extras pra poder manter-se ou ajudar a família. pq cá entre nós, sabemos que os profissionais de hospitais públicos tem salários ridículos. se já é dificil pros médicos, imagina pra auxiliar de enfermagem, que nem curso superior tem e provavelmente ralou pra conseguir fazer um colégio técnico na esperança de ter uma vida menos dura que cresceu tendo (minha mãe leciona em colégio técnico e no geral, os alunos tem um orçamento bastante apertado).
    mas claro. como qualquer outra pessoa que não está a par de todos os fatos, que não esta lá e tampouco conhece a aux. de enfermagem envolvida, isso é apenas uma hipótese.
    às vezes ela é "louca assassina inconsequente" mesmo. mas duvido.
    parabéns pelo texto e chega de puxar seu saco!
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ju, concordo com seu ponto de vista de não generalizar tudo, a morte da menina foi resultado de uma sucessão de erros: embalagem idêntica, armazenamento no lugar errado (pelo que li, onde ficava o soro só era p/ ter soro, a vaselina ali foi mais um erro), e outras possibilidades mencionadas (trabalho em excesso, poucos profissionais p/ muitos pacientes, etc).
    Porém temos que ser justos por todos os lados, imagina uma mãe levar a filha p/ um hospital para melhorar de algo simples e sair de lá com ela morta ! Imagina a auxiliar coitada com tanta responsabilidade nas costas,e ainda ter que ir dormir sabendo que por um erro "besta" tirou a vida de uma criança. Acho sim que a saúde em nosso país deveria ser revista e receber a importância que merece.
    Perdi meu avô por erro médico, qdo minha mãe teve câncer a enfermeira não sabia como tratar da dor e EU que tive que tomar partido de como ajudar minha mãe (detalhe q qdo chamei a enfermeira no quarto ninguém apareceu e cançada de esperar fui atrás delas e encontrei pacientes fazendo o mesmo, e qdo cheguei onde elas estavam, elas estavam mto ocupadas batendo papo). Nos ultimos dias de vida do meu pai, tb vi a negligência a turma toda de enfermeiras do setor onde ele estava, como ele foi maltratado, como exemplo não davam comida pra ele pq ele era um bêbado e estava tendo o que merecia (a FDP nem conhecia meu pai pra saber o que ele merecia !!) ela tb o julgou. realmente na maior parte das vezes tem os dois lados, mas em momentos importantes da vida das pessoas que eu mais amava eles falharam, não os culpo totalmente pq td tem um porquê, não podemos julgar como loucos nem como inocentes,mas concordo que independente do que a pessoa faça ela tem que se dedicar, e qdo se trata de vidas, mais ainda, tem que ter amor, talento, temos em nossa turma exemplos de dedicação a saúde, amor verdadeiro ao que se faz, não é tão dificil é ?
    Claudinha

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, Claudinha, tem que ser justo! Têm que ser punidos TODOS os culpados, inclusive ela. O que eu critico aqui é simplesmente o julgamento precoce das coisas.
    Sempre que é área de saúde o povo vira assassino. Não é bem por aí. Ela pode não ser isso. Pode ser que sim, mas não sabemos. É só isso que defendo.
    Amando ou não, trabalho é uma merda sempre! Então acho que não é por falta de amor que se erra... Eu amo o que eu faço e já errei...
    Eu amo cantar, mas desafino às vezes. Pense nisso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii Ju, to contigo 100%!!! O texto ficou ótimo! Eu sou muito a favor de que antes de sair julgando,temos o dever de observar os dois lados da moeda, não só isso temos que compreender!
    Para todo fato ocorrido existe uma causa, mas para saber o certo e julgar devemos antes de tudo estudar e pesquisar muito!
    E respondendo ao título, na MINHA OPINIÃO, errar é sim humano, todo mundo erra e é sempre! Ninguém aqui é perfeito, será que as pessoas não entendem isso?! E outra, vamos então SUPOR que realmente a aux.enfermagem seja mesmo uma assassina infiltrata na saúde só para matar? Nossa, que horror, que mulher cruel ele merece apodrecer na cadeia, pena de morte a ela!!! Isso é o que nosso INSTINTO DO BEM quando sabemos de fatos como estes, por que no fundo, bem no fundo temos dentro de nós o lado do bem que fala em voz alta e não queremos ver nosso semelhante sofrer... Não sei se estou conseguindo me fazer entender, NÃO QUERO DEFENDER uma assassina,isso jamais. Quero é entender o motivo que ela tornou-se isso (não que esta aux.de enfermagem da reportagem seja), alguma coisa levou ela a fazer isso... To só querendo dizer que ninguém faz nada sem motivo (mesmo q esse motivo fique bem longe de nosso entendimento). Mas para parar de ocupar o espaço da Ju que eu particularmente sou fã mesmo, vou resumir; quando é a nossa hora é e pronto, de qualquer jeito vai aconter, é calro que doi e sei muito bem como doi perder alguém assim, mas essa é a vida e a nossa única certeza é a MORTE.

    Beijão, da Vá

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, exatamente, temos que ver e tentar entender. O povo enche a boca hj pra falar de várias mimimifobias, que nada mais são do que preconceitos. Aí saem julgando tooodo mundo, né? É uma hipocrisia...
    Obrigada pelo elogio, querida!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, obrigada pela sua visita ao meu blog.
    Errar é super humano, mas existem erros que não têm conserto. Aí é só lamentação.
    Assim, aprendemos com a vida.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!