quarta-feira, 2 de junho de 2010

Plano Maquiavélico

Hoje, tomando meu café da manhã, vejo no jornal uma notícia: "médicos se reúnem contra o repasse dos convênios". Quase engasguei. Fiquei curiosíssima!

Aí começa a notícia, dizendo que os médicos, muitas vezes insatisfeitos com o que recebem dos planos de saúde, deixam de atender o convênio e que o maior prejudicado, claro, é o paciente. Que fica sem atendimento. Aí aparece um advogado (não me lembro) dizendo que já teve que mudar de pediatra três vezes, pelo fato do médico ter largado o convênio, e que isso seria ruim para o acompanhamento do crescimento de seu filho.

Coitado, né?

É, mas na boa?? Plano de saúde foi a pior merda que já inventaram nesse mundo (permitam-me o exagero). As pessoas vivem reclamando que pagam caro no seu convênio e que cobre pouca coisa e tal.

Por outro lado, os profissionais da área da saúde vivem reclamando (inclusive eu) do pouco que recebem dos convênios.

Agora fica a pergunta: QUEM, DIABOS, GANHA ENTÃO??? Só a PORRA do convênio! Só pode ser!

Desculpem o desabafo, até pq é uma questão que não tem como ser resolvida em curto prazo. Pq é um ciclo vicioso! Temos profissionais da área de saúde cobrando absurdos por um consulta em que não usam nem um esfigmo (aparelho de aferir a pressão), ficam 15 minutos com o paciente na sala. E temos milhões de pessoas que não têm a menor condição de pagar 400 reais numa consulta...

Por isso que me pergunto onde estaria o bom senso. Atualmente vou em um médico que me cobra 50 reais a consulta particular. Ele é o bom senso! Suas consultas duram em torno de 20 minutos, não há nenhum material descartável que seja necessário, portanto, 50 reais eu acho até barato para uma pessoa que estudou anos e anos pra saber o que ele sabe.

Aí eu cobro 100 reais por uma restauração e escuto: "tudo isso só pra botar essa massinha no meu dente?!". Ora, porra, põe você então! O problema não é só o trabalho em si, quanto tempo demora pra fazer, nem o que eu gasto, é SABER fazer.

Certa vez uma pessoa numa comunidade do orkut disse que o valor de um clareamento deveria ser 60 reais, pq ela sabia de uma amiga dela que fazia faculdade de odonto que o material que gasta custa isso. E aí perguntaram qual era a profissão da moça. Ela responde que faz faculdade de desenho industrial.

Não houve outra resposta a não ser: "então, quando fizer um projeto, cobre 3 reais, tá? Um real do papel e dois do lápis!".

Saibam, pessoas que reclamam quando nós da área da saúde largamos um convênio, que recebemos, em média, QUINZE reais por uma consulta. Na boa, eu não passei 6 anos da minha vida estudando e gastanto horrores pra agora ganhar 15 reais a hora... Com isso não pago nem pra fazer as minhas unhas.

Se vocês vissem uma tabela de convênio, vocês jamais deixariam os filhos de vocês fazerem odontologia. Juro!

2 comentários:

  1. aplausos. não temho nada à acrescentar ou retirar do que vc disse. como diria meu professor: "caro não é o material que vc usa, caro é você!"
    quer se consultar comigo? então paga. a minha qualidade eu garanto.
    ah! e pessoal... pelo amor de Deus: vamos parar de de achar um absurdo dentista cobrar a consulta inicial. afinal de contas, não somos mecânicos pra passar "orçamento" de graça. duvido que alguém aqui pise na sala de um médico sem ter que pagar. e meus caros colegas: comecemos a cobrar consultas de diagnóstico. classe unida é do que estamos precisando!

    ResponderExcluir
  2. Alleeeemm disso tudo... se o Estado cumprisse seu papel de provedor dos direitos fundamentais do cidadao, nao precisariamos de plano de saude...nao precisariamos de seguro pro carro.. nao seriamos extorquidos por flanelinhas (sim, pq flanelinha pratica crime de extorsao, quando exige dinheiro pra "tomar conta"do nosso carrinho...
    Porreta esse seu m''edico ai, heim?? justo, cheio de bom senso, inteligente.. sabe pá carai... parece a filha... uahauhauhauhauhauhauuahaua
    Bjos!!!!!

    ResponderExcluir

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!