quarta-feira, 12 de maio de 2010

O que é Ética?

Pela origem etimológica, do grego "ethos" é conduta ou relativo a costumes. Entretanto, moral envolve questões culturais e, ainda, pode mudar com o tempo. Mas a ética é um princípio permanente, universal e teórico.

É aí que a coisa empaca! Teórico. Teoricamente conheço tanta gente ética! Como diria minha mãe: "na prática a teoria é outra". E é assim mesmo que funciona, infelizmente.

Vi um documentário na GNT que comprovou que crianças têm capacidade de mentir por volta dos dois anos de idade. Ou seja, a mentira não é algo que aprendemos vendo os exemplos. Não que os exemplos não sejam importantes, o que quero dizer é que a mentira é praticamente congênita!

Pensando por esse lado, é difícil manter-se ético, né?

É. E muito.

Ainda assim, tem umas coisas que me incomodam. Eu realmente tento ser ética, mas uma coisa não sou: hipócrita. Não sou O exemplo de ética, mas acho que sou o suficiente pra me considerar, perdoem-me a falta de modéstia aqui, decente.

Pois bem. Aí eu vejo as pessoas fazendo as coisas erradas e fico PUTA PRA CARALHO! E pior, se eu vou lá e dou um 'puxão de orelha' ainda escuto: "ah, todo mundo faz...". Como assim? Todo mundo faz? Foda-se que todo mundo faça!

Tudo bem que eu sou apenas um terço de gotinha no oceano, mas a minha consciência está comigo dia e noite, porra! Pode ser que eu não faça uma grande diferença se eu não sonegar meu imposto de merda, mas na minha consciência faz.

Por isso eu não entendo como é que essas pessoas sem ética conseguem dormir.

Pra fechar, quero colocar um trecho da música da Pink que cabe bem aqui:



Dear Mr. President, come take a walk with me (...)
I´d like to ask you some questions if we can speak honestly
What do feel when you see all the homeless on the street?
Who do you pray for at night before o go to sleep?
What do feel when you look in the mirror?
Are you proud?

How do you sleep while the rest of us cry?
How do you dream when a mother has no chance to say goodbye?
How do you walk with your head held high?
Can you even look me in the eye?
Tell me why.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!