quinta-feira, 29 de abril de 2010

O valor de um homem

Ouvi a excelente atriz Dira Paes citando uma frase que ela leu numa viagem ao Chile, se não me falha a memória, no programa da Gabi. A frase:

"Um homem não vale pelo que ele tem. Nem pelo que ele é. Um homem vale pelo que ele serve."

Achei fantástico! Sim, pelo que ele serve. Aí comecei a viajar na ideia, né? Porque a primeira parte da frase (não pelo que tem, mas pelo que é) já é batida. Mas o que é serve pra alguma coisa? Se não servir, de nada vale!

O que você é, o caráter, pra mim sempre foi obrigação mínima pra ser chamado de ser humano. Quando me deparo com um ser que não tem caráter, pra mim, não é gente ou é doente. Isso é o mínimo que deveríamos ser: íntegros, leais, respeitadores, éticos, trabalhadores, educadores e por aí vai.

Não que eu queira que todos sejam perfeitos, mas que sejam de bem. Não sou utópica. Tenho defeitos, aceitos defeitos até certo ponto, mas o mínimo é bom caráter.

Agora "servir" é muito profundo! Ser útil, agir, fazer a diferença é que o que vale. E eu não digo isso pensando em trabalho, aquela coisa que vc acorda, se arruma, toma café, vai, faz o que tem que ser feito e volta pra casa. Piloto automático não conta.

Agora vem o grande desafio: qual é sua serventia?

Um comentário:

  1. ó eu invadindo seu blog de novo, Ju...

    Sinceramente, nao faço ideia da minha serventia.. se é que realmente tenho alguma.. muita gente acha que tem serventia quando faz algum trabalho voluntario, doa sangue, etc.. mas na verdade faz isso apenas para seu proprio alivio...nao para ser util, mas para tentar minimizar a sua propria insignificancia, que alias, é diferente de utilidade.

    Queria apenas concordar quando vc diz que algumas coisas sao obrigacao. Nego que acha uma mala de dinheiro no chao e o dá para a autoridade competente nao ta sendo bom carater. Ele esta na verdade, deixando de cometer um ato ilicito. Esta cumprindo uma obrigacao. Ai vem o Fantastico e faz reportagem com o sujeito, como se fosse um arauto da honestidade. Como isso me revolta! Aproveitando o ensejo, eu teria algumas sugestoes de "pauta" pro seu blog, acerca desses valores sociais... se vc estiver aberta a isso (pois o espaço é de desabafo seu e vc escreve o que quiser quando quiser, se quiser), eu te falo!
    Bjooossss,
    Peits

    ResponderExcluir

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!