quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Meu Preconceito Incurável

Sendo bem honesta, acho impossível alguém ser totalmente livre de preconceito. Até pq é natural o pré-julgamento. A gente começa julgando assim que vê/ouve/lê algo ou alguém. Você pode até não expor seu julgamento, mas que algo vc pensa alguma coisa, ah pensa! E quem nunca errou ao pré-julgar? Então!

Não estou dizendo que vc vai ter sempre algum preconceito, mas em algum momento da sua vida vc já teve, tenho certeza! Eu já tive vários e me livrei da maioria deles.

Pois é, da maioria. Tem um que não me larga de jeito nenhum! E é esse que eu vou confessar.

Eu julgo pessoas pelo seu gosto musical. Não adianta, já tentei mudar isso e não consigo! Toda vez que conheço alguém fico curiosa pra saber do gosto musical. Claro que o gosto musical não vai me impedir de conhecer mais a pessoa, nem me afastar dela, mas que rola um pré-julgamento, rola.

É feio, eu sei. Mas inevitável da minha parte. E olha que eu não sou o exemplo do conhecimento musical não, hein? Apesar de ser uma fã incondicional da música. Por isso estou sempre aberta a conhecer mais e mais desse universo.

Quero deixar claro que eu sou bem eclética nesse sentido. Há vários estilos que eu não sou fã, mas que sei que há seu momento, como o pagode, axé, sertanejo, eletrônica, funk e etc. Adoro a combinação feijoada + caipirinha ou cerveja + pagode. Adoro a combinação bebedeira + axé descordenado ou funk, que a gente põe pra tocar e dançar igual doido, tudo bêbado!



Mas aquela música que vc põe pra só ouvir, pelo prazer de escutar melodia e letra, ah! essa é sagrada e totalmente seletiva. Não dá pra ouvir e se emocionar com "eu não tenho culpa de comer quietinho, no meu cantinho boto pra quebrar" ou "glamurosa, rainha do funk" ou "anjo, a luz do sol tá me acordando, não vá embora estou te amando", etc. Não dá!

Não vou ficar cagando regra e dizendo que só tal coisa presta. Há momentos pra tudo quanto é tipo de música, mas o que vc ouve quando está apenas ouvindo pelo prazer da música mesmo, diz muito sobre você. Longe de mim falar que só o que eu gosto é bom, pois eu estaria limitando um universo infinito.

No meu infinito particular a música tem que ter melodia relevante e letra significativa, com o mínimo aceitável de vocabulário. Pq rimar amor com dor, coração com emoção é UÓ.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com você! Também sou eclética e gosto de qualquer música dependendo do momento, mas o que eu gosto de ouvir mesmo, nos meus momentos mais introspectivos tem que ter conteúdo.
    E mesmo essas músicas de que gosto, tem os seus momentos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nao sei pq, mas eu consegui visualizar as nossas filhas na foto do post...

    E eu tenho preconceito musical sim.. ODEIO JOTA QUEST!!! e se alguem falar que é a sua banda favorita, eu me dou ao direito de lamentar...alias.. nao é preconceito.. é conceito.. conceito pos formado!

    ResponderExcluir

Gosto de companhia no barulho, deixe o seu aqui!